Etica e legislação
Aluno: Caio Silva Bellizzi.
A autora afirma que a TI representa uma área com um dos maiores níveis críticos dentro das empresas. Esta afirmação é evidenciada por alguns dos motivos citados abaixo pela autora:
“Há conhecimento técnico suficiente para prática do bem, mas também para a prática do mal.(...) As equipes de TI possuem acesso privilegiado às informações, aos equipamentos, até mesmo às senhas, atuam na contenção, na contingência, nos incidentes, na proteção contra vulnerabilidades.”
Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; o código moral e o padrão ético são muito distintos
Código moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem. Padrão ético é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.
O código moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte da vida quotidiana das sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões.
Padrão ético é principio e código moral é uma conduta especifica; Padrão ético é permanente enquanto código moral é temporal; padrão ético é universal enquanto o código moral é cultural.
As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos. Para que você entenda melhor, a afirmação de que todos os seres humanos são iguais perante Deus é uma afirmação ética, um princípio universal, e a lei que considera crime a segregação racial é uma aplicação moral, bem como a lei que condena a escravidão.
A ética deve ser aplicada moralmente através dos códigos legais. As leis são instrumentos de regulamentação social. De acordo com Clive Staples Lewis, teólogo