etica e legislação
Definição de Ética:
Ética é a ciência que estuda a moral, ou seja, uma reflexão sobre a noção do bem ou mal segundo os enunciados da regras normativas.
Analisaremos a ética no sentido “empresarial”. Com o poder de influenciar o exercício de cidadania posteriormente aliada a um projeto de uma sociedade sustentável.
Devemos ter em mente que a “empresa” que significa negócios ou lucros e a ética e moral podem e devem caminhar lado a lado.
É necessário que atualmente tiver uma consciência ética principalmente no mundo empresarial empregando uma parte de seus lucros, fruto da mão de obra dos seus funcionários em questões sociais sendo que norteados pelo sentimento de cidadania.
Devemos trabalhar para demonstrar que o lucro não pode ser visado para desigualdades, temos que primar para a preservação da dignidade humana envolvidas na geração de lucros diretos. A ética tem que ser o item principal de uma companhia, consciente que as negociações honestas e transparentes produzam confiança e sustentabilidade, ou seja, as conseqüências previsíveis das decisões que a empresa toma.
Para ser possível que a ética possa correr em âmbito empresarial é preciso mediar à racionalidade com a estratégia, visando à satisfação social através de obtenção de benefícios.
Temos que ter em mente que há uma estreita relação entre a moral e o direito, de todas as formas de comportamento humano, o jurídico ou legal é o que mais se relaciona com a moral, porque os dois estão sujeitos as normas que regulamentam as relações sociais. O Direito e a Moral respondem a mesma necessidade social, que é de regulamentar as relações dos Homens, sempre visando garantir certa coesão social.
O Direito é dotado de sansões, ou seja, a sua desobediência gera uma penalidade, é sempre atributivo o que significa que a cada direito outorgado a alguém, impõe um dever, para a mesma ou para outra pessoa, e as Normas Morais se cumprem através da convicção íntima de