1234
Neste relatório vamos aprender na prática de laboratório a manusear as vidrarias e executar as metodologias para cada experimento, segundo sempre as normas de segurança de laboratório.
Técnicas Gerais de Laboratório e Vidraria.
Objetivo: Aprender na prática de laboratório a manusear as vidrarias e executar as metodologias para cada situação.
1º Experimento: Efetuar uma mistura no tubo de ensaio.
Material:
1) Tubo de ensaio,
2) Pisseta com água.
Procedimento:
Colocou-se uma medida equivalente a dois dedos (horizontalmente) de água, e após dedilhou-se (deslizar os dedos ) no tubo de ensaio, á partir do dedo menor até o dedo maior.
2º Experimento: Efetuar uma mistura no balão volumétrico.
Material:
1) Balão volumétrico (100mL),
2) Pisseta com água.
Procedimento:
Colocou-se a medida de 100mL de água no balão volumétrico, elevando-o á altura dos olhos (para que não ocorra o chamado erro paralaxe), após fechou-se o balão volumétrico com sua tampa, e apoiou-se o dedo indicador sobre a tampa e efetuou-se o movimento de “vai e vem”, (inclinando o balão todo para o lado direito em seguida virando todo para o lado esquerdo)
3°Experimento: Noções básicas para utilização de compressor de ar.
Material:
1) Compressor de ar,
2) Kitassato,
3) Funil de Buchner,
4) Adaptador de borracha.
Procedimento:
O compressor de ar tem as funções de impulsionar e/ou aspirar o ar, e é usado (dentre outras funções) para separar misturas de líquidos e pós. Funciona basicamente da seguinte maneira: encaixar a sonda/mangueira do compressor no Kitassato, após utilizar o funil de Buchner com o adaptador de borracha encaixado no colo, encaixa-lo no bocal do Kitassato, usado para a filtração á vácuo, conforme a figura abaixo: A – Compressor de ar.
B – Kitassato.
C – Funil de Buchner.
4° Experimento: Funcionamento do Condensador.
Materiais:
1) Condensador.
Procedimento:
O