1234
A utilização ou funcionamento do frigorífico baseia-se em 4 princípios muito importantes sendo os seguintes: O calor transfere-se das zonas quentes para as zonas frias (ou menos quentes). A pressão é proporcional à temperatura. Ou seja, aumentando a pressão, aumenta-se a temperatura. A evaporação de um líquido retira calor. Fenómeno análogo à sensação de frescura sentida pela evaporação de álcool sobre a pele, ou pela transpiração. Os alimentos tirados do frigorífico devem ser bem cozinhados ou reaquecidos, até que a temperatura do seu interior seja igual ou superior a 75ºC.
Evolução do equipamento:
A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada para exportação.
Em 1891 o modelo foi remodelado por Jonh Stendart e assim começou a conhecer-se cada vez mais até aparecer o primeiro frigorífico.
O primeiro frigorífico só apareceu em 1913 sendo baptizado por Domelre que em inglês significa (Domestic Electric Refrigerator).
Vantagens e desvantagens:
As suas vantagens no geral são: pode ter duas partes de frio, compartimentos onde existe um sistema de baixa temperatura incorporado, permite a conservação de alimentos de longa duração, possibilidade de congelar artigos frescos.
As suas desvantagens acabam por ser influentes no meio ambiente visto que o frigorífico na parte de trás tem um químico (CFCs) muito poluente, e isto juntamente com o consumo energético são duas das principais desvantagens.
Gastos energéticos
P= 170 w t= 24h E= P x t E= 0,170x24 E = 4,08 kwh