Treinamento de auditoria
Auditoria é função organizacional de revisão, avaliação e emissão de opinião através de Parecer quanto ao ciclo administrativo (planejar, executar e controlar) em todos os ambientes da sociedade, tratando-se do passado e futuro.
1. CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS
1.2. Objetivo
Basicamente proporcionar credibilidade nas informações divulgadas nos balanços pelas empresas em geral.
1.3. Conceito
Confrontação dos elementos da contabilidade com as operações da empresa, assegurando a credibilidade das informações, a integridade do patrimônio e minimização dos riscos fiscais e societários.
1.3.1. Disposições Gerais
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
1.4. Nova Visão
Deixar de ser uma atividade somente investigadora, para ser mais participativa no desempenho empresarial e gestão de negócios, sendo uma ferramenta de apoio em toda a cadeia produtiva, financeira, contábil e de processos, mudando o conceito de gasto na contratação desses serviços para investimento .
1.5. Tipos de Auditoria
- Auditoria Independente ou Externa: Exame das Demonstrações Contábeis ou de alguma área específica ou trabalho especial;
- Auditoria Interna ou Operacional: Exame dos Controles Internos e avaliação da eficiência e eficácia da gestão;
- Auditoria da Fazenda: Observância e Cumprimento dos preceitos legais vigentes para apuração e recolhimento dos diversos tributos.
1.6. Qualidade na Auditoria
• Comunicação e Atendimento: A comunicação é vital, internamente com colegas e principalmente externamente com os clientes. O atendimento requer uma combinação ideal de apresentação, comunicação e conduta.
• Fatos e Comprovação: Simples opinião não