Ergonomia centrada no usuário
ESCOLA DE DESIGN
DESIGN DE PRODUTO
Gabriella Mara Larêdo Lima
Giovana Louise Nunes Barbosa
Maria Carmen Souza Diniz
Thimian Maluf
DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO
Belo Horizonte
Março de 2014
Gabriella Mara Larêdo Lima
Giovana Louise Nunes Barbosa
Maria Carmen Souza Diniz
Thimian Maluf
DESIGN CENTRADO NO SER HUMANO
Trabalho apresentado a disciplina de Ergonomia II, ministrada pelo professor Róber Dias Botelho, do curso de Design de Produto, da Escola de Design, da Universidade Estadual Do Estado de minas Gerais
Belo Horizonte
Março de 2014
DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO (UCD: USER-CENTERED DESIGN)
“A prática de criar produtos de forma que os usuários sejam capazes de utilizá-las com o mínimo de stress e o máximo de eficiência”
Woodson, 1981 EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
O usuário são as pessoas que usam, em seus contextos e com suas capacidades e limitações. Experiência de usuário é o processo de definir tudo aquilo que vai impactar na experiência que o usuário vai ter com um produto/serviço.
O site UXNET.ORG define:
“Experiência de usuário é a qualidade da experiência que uma pessoa tem quando interage com um design específico. Isto pode ter um alcance desde objetos específicos como uma caneca, brinquedo ou web site até algo mais abrangente com experiências integradas como um museu ou aeroporto!”.
Tendo em vista uma experiência positiva e agradável do usuário, o Design se foca ao usuário: trabalha com ele em todas as etapas da pesquisa, projetação e análise, para que o produto final seja o mais adequado possível.
DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO (UCD)
Uma abordagem existente na ergonomia é atuar em nome dos usuários. A ciência experimental, dos métodos empíricos tradicionais, colhe os dados e testa hipóteses sobre comportamento humano. Assim, muitas teorias gerais e