Diversos
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
RESUMO
Este artigo implica em avaliar e qualificar a relação entre o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho, visando obter formas eficientes e seguras para promover o bem-estar do trabalhador e conseqüentemente otimizar a sua produtividade.
Para este estudo utilizou-se de duas vertentes, uma referente a dados empíricos em busca de soluções e outra com base em dados históricos e científicos da ergonomia da atividade. Enfatizando que utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho, além de melhor custo-benefício, é também uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador. Palavras-chave: adaptação, trabalhador, produtividade.
INTRODUÇÂO
Vivemos em um mundo capitalista onde o trabalho assume um papel significativo e relevante para a sociedade. Nesta busca desenfreada “pelo ter” e valorizados indicadores econômicos e sociais, estabelecem uma ponte necessária com o bem-estar de cada trabalhador, sua adaptação e adequação ao seu trabalho e manuseio de maquinas, e a satisfação das produções