Jornal de opinião
- Problemas causados pela busca constante pela beleza.
Drunkorexia : é um termo utilizado para mais uma variedade da anorexia. Este distúrbio é muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição. Geralmente acontece quando pessoas anoréxicas buscam inibir o apetite usando o álcool, mas também pode acontecer o contrário, o alcoólatra desenvolver transtornos alimentares.
Segundo pesquisadores, a drunkorexia costuma surgir em pessoas que já possuem algum trauma ou transtorno psicológico. O álcool costuma ser usado para aliviar a dor e ansiedade causadas pela fome,para relaxar ou o fazem para baixar a ansiedade por ter "ousado" fazer uma refeição. Há casos em que a pessoa passa o dia sem comer para compensar a ingestão calórica das bebidas na noite anterior. Também existem aqueles que bebem antes das refeições para despistar a fome. A droga mais procurada por quem sofre de transtornos é o álcool.
Normalmente as bebidas preferidas são os destilados (vinho, vodka, uísque, etc.),porque engordam menos que a cerveja. Um fato interessante é que umm grama de álcool fornece 7kcal, o que é quase o dobro do valor calórico de um grama de carboidrato ou proteína, perdendo somente para a gordura que possui 9kcal por grama.
Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial. Equilibrar o peso do corpo através da bebida é o mesmo que realizar uma dieta forçada e depois cair em um processo de alternância periódica de peso.
É comum tratar a drunkorexia como uma nova versão da anorexia , mas essa concepção é equivocada, podendo comprometer o tratamento. Embora sejam muito parecidas, estas duas doenças se distinguem por sua motivação: na anorexia, o dilema enfrentado pela paciente é a obsessão por emagrecer. Quando o quadro é a drunkorexia, observa-se uma relação com o peso, mas a motivação principal é o prazer que o álcool