A Origem dos Jornais
O jornal é um meio de comunicação impresso as características principais de um jornal é o uso de papel mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos, a linguagem própria que é a linguagem jornalística, sendo um meio de comunicação de massa. Os jornais publicam noticias e opiniões que abrangem diversos interesses sociais.
O jornal foi o primeiro e por muito tempo o principal espaço de atividades profissional do jornalismo.
O primeiro jornal oficial que se tem noticia é o Acta Diurna Populi Romani, que surgiu na antiga Roma durante o governo do imperador Julio César. A Acta Diurna mantinha os cidadãos informados sobre eventos políticos e sociais, sobre guerras, sentenças judiciais, execuções e escândalos no governo.
O jornal veio para mudar a leitura, a criação dele esta ligada diretamente ao capitalismo. O jornal surgiu como comercio, em folhetos comunicativos, cartazes, panfletos entre outros. O século XVI é a transição do feudalismo e o inicio do capitalismo. Nos tempos das navegações reforçou-se o comercio, e os navegadores precisavam de informações e a partir de tal necessidade surgiu os jornais na Europa. O jornalismo em geral sofria rígidos controles do governo, era a censura que começava a impedir o progresso dos impressos.
O foco do jornal era o comercio e os critérios eram periodicidade, e difusão. O primeiro jornal periódico e vespertino surgiu no século XVIII em 1702 na Inglaterra, e o jornal de opinião surgiu entre o século XVIII e XIX, ainda no século XVIII 1835 surgiu à fase do jornal de publicidade, porque Emile Gerardin fundou um com a seguinte ideia “se precisamos de assinantes, devemos abaixar o preço do jornal” , por isso incluiu a publicidade,para conseguir abaixar o preço do jornal. Vem dai a lógica empresarial, por isso o jornal esta vinculado no capitalismo, afinal o jornal usa o capitalismo para se desenvolver.
Os jornais chegaram ao auge do seu prestígio e popularidade no século