Origens do jornal moderno
- Atas do Senado Romano AC
- J Gutemberg - Tipografia móvel imprensa
- Precificação da informação JORNAL: meio de comunicação mais antigo A comunicação mais usada é a oralidade e, posteriormente, esse meio se otimizar (TV, jornal, rádio, internet). Como esses meios otimizados nasceram antes de nós, achamos que são comuns, que difere das tecnologias posteriores ao nosso nascimento. Daí a dificuldade das pessoas idosas se acostumarem com o PC. meio x veículo meio - tv, jornal (periodico de imprensa) veículo - órgãos que atuam dentro do meio (empresas Globo, Record, Band) O jornal era Journal, pois é de origem europeia. São órgãos de comunicação que divulgam notícias e publicidade: chamados “periódicos de imprensa”. Tem como suporte 25 séculos - alguns dizem que jornal é mais antigo que Jesus.
A religião sempre usou o meio de comunicação para propagar a fé (ou ganhar grana). POr exemplo, se confessar online.
Antes do jornal, a comunicação era através apenas da oralidade que, além de inseguro, era demorado (telefone sem fio). A partir daí se percebeu que precisava noticiar de 24 em 24h. Mas só a partir do sec. XV que se deu a ideia de diário.
O objetivo então passou a ser a identificação do público alvo. Comecou por madeira, depois no papel. Agora há a convergência dos meios de comunicacão (jornais em site). Talvez o jornal evolua para um folheto grátis com notícias pequenas.
Revista: ver de novo.
25/08/2011 Jornal Origens: séc. XVII: Imprensa religiosa / censura na Europa e no Brasil séc. XVIII: Surgimento dos jornais diários na Europa. Proibição no Brasil (Carta Régia) Liberdade de Expressão Liberdade de Imprensa Liberdade de Empresa Precificação da informação (valoração) Surgimento dos diários no mundo (imprensa proibida no Brasil) 01/09 Séc. XIX: Imprensa marrom / “novas tecnologias”de produção