Fichamento explicativo: “A Mídia e desenvolvimento das Sociedades Modernas”
Professor: Antônio J. Pedroso Disciplina: Sociologia da Comunicação
Data: 14/11/2013
Aluno: Mateus Barbosa Pereira
Fichamento explicativo: “A Mídia e desenvolvimento das Sociedades Modernas” JONH B. THOMPSON
O texto começa com a classificação de quatro poderes existentes, o poder econômico, político, coercitivo e o poder simbólico. Aplicando como estruturas para analise as transformações institucionais associadas com o começo das sociedades modernas.
Já pautando os quatro poderes, o texto apresenta o início da formação da sociedade burguesa e sua transição da idade média para a idade moderna, caracterizando o fim do sistema Feudal e o início do sistema capitalista de produção. A passagem se dá especialmente através da ascensão da classe comerciaria burguesa e a queda da forte influência da Igreja Católica. Os Estados modernos da Europa vão aos poucos, substituindo os antigos feudos e delimitando novas fronteiras. O gerenciamento desses territórios se torna cada vez mais independente do clero, formando uma nova sociedade firmando-se nesse processo de transição.
“Em primeiro lugar, a emergência das sociedades modernas implica um conjunto especifico de mudanças econômicas através das quais o Feudalismo europeu foi se transformando gradualmente num novo sistema Capitalista de produção e de intercambio. Em segundo, o desenvolvimento das sociedade modernas se caracterizou por um processo de mudanças políticas pelas quais as numerosas unidades políticas da Europa medieval foram sendo reduzidas em numero e reagrupadas num sistema entrelaçados de Estados-Nações. Em terceiro, parece claro que a guerra e sua preparação exerceram um papel fundamental nesse processo de alterações políticas.” (THOMPSON, 1998, paginas:47 e 48)
A descoberta da prensa móvel por Gutenberg revoluciona o período, pois contribuirá com o apoio para dois grandes acontecimentos dessa época, a reforma protestante e o surgimento dos primeiros