Pesquisa acadêmica
Quanto aos procedimentos que utiliza, a pesquisa pode ser:
Bibliográfica: é o estudo sistematizado, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumento analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesmo. O material publicado pode ser fonte primária ou secundária.
Documental: é a realizada em documentos: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais, filmes, microfilmes, fotografias, vídeo tape, informações em disquete, diários, cartas pessoais e outros.
Pesquisa de campo: é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e Observações.
Pesquisa de laboratório: é experiência realizada em local circunscrito, já que no campo seria praticamente impossível realizá-la.
Histórica: descreve o que era, o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. É também conhecida como pesquisa retrospectiva.
Comparada: procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos são comparados.
Estudo de caso: é O estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e deralhamento, podendo ser ou não realizado no campo.
Participante: Dela tomam parte pessoas implicadas no problema sob investigação, fazendo com que a fronteira pesquisador/pesquisado, ao contrário do que ocorre na pesquisa tradicional, seja tênue. Uma modalidade desta pesquisa é a chamada pesquisa-ação, que supõe intervenção participativa na realidade social.
Fontes:
- GIL, Antônio