ética e psicanálise
A ética é a ciência que estuda um aspecto do comportamento humano, chamado moral. Em nossa pesquisa propomos discutir a relação terapêutica e seu desenrolar em uma particular forma de convicção entre analista e o analisando. Pois pretendemos enfatizar a ética como um potente instrumento de responsabilidade, civil e moral com a finalidade de contribuir para que o analista possa administrar o tratamento psicanalítico em termos produtivos sem se subter a qualquer ofício sem ética que possa acabar o levando por outros caminhos.
O tema se refere à ética e a Psicanálise, mas faremos uma articulação entre as teorias éticas abordadas e a psicanálise (sua teoria e prática) o que também se relaciona à ética psicanalítica, porém não se restringindo a ela.
Em época de relações mediadas pela tecnologia, buscamos trazer o valor do trato pessoal e da conscientização social. Em tempos de clonagem, pensamos na responsabilidade de nos construirmos como sujeitos, integrantes de uma rede social, adquirindo identidade e alteridade, sem perder de vista a relação humana determinante no contato com o outro.
O tema escolhido simboliza uma preocupação no trato direto com pessoas e nas conseqüências que uma ação profissional pode acarretar na vida pessoal de quem busca ajuda psicológica. Este outro, ao buscar ajuda qualificada, acredita e merece um atendimento sério e ético. Desta forma, escolhemos a ética, não a normativa, para tornar melhor o profissional e assim estar seguro quando estiver atuando. Com isso, não queremos dizer que as normas e regras pré-fixadas não possuam utilidade teórica, esta é uma teoria criada pelo homem e expressa uma de suas necessidades, a de obter aprovação do meio que o cerca. O que pensamos é que o fundamental encontra-se na utilização dos ensinamentos éticos para uma aplicação prática.
Desta forma, questionamos: Como se pode identificar a falta de ética em um profissional? Qual a importância da ética para a formação de um