Ética e moral
ENGENHARIAS
Ética e Moral
Diamantina,
2013
ÉTICA E MORAL
Existe uma verdadeira confusão entre as semelhanças e diferenças entre ética e moral, a começar pelas definições dos dicionários. Ética vem do grego “ethos”, e significa hábito. Moral vem do latim “mores” e significa hábito, costumes . De acordo com estudos podemos conceituá-las por tópicos:
A moral tem um carácter: Prático imediato
Restrito
Histórico
Relativo
A ética:
Reflexão filosófica sobre a moral
Procura justificar a moral
O seu objeto é o que guia a ação
O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana
Apesar de serem distintas, a ética e a moral têm um fim semelhante: ajudar o homem a construir um bom caráter para ser humanamente correto.
A moral muda conforme as culturas ou mesmo dentro de uma mesma cultura, em conformidade com as diferenças dos grupos. Existem morais relativas a profissões, assim sendo, há moral para médicos, bombeiros, militares, operários e assim por diante. A ética tem um papel muito mais abrangente que a moral. Diremos mais, que a ética abraça as morais ultrapassando aquilo que é um costume, uma tradição até, para se preocupar com as mudanças históricas, as mudanças de mentalidade, com as lutas decorrentes das transformações sociais (KALLAS, 2006).
Ser ético nada mais é do que proceder bem, sem prejudicar os outros. É estar tranquilo com a consciência pessoal, refletir sobre suas ações. As normas morais são regras de convivência social, sendo sempre importantes, mesmo que não efetivamente cumpridas.
REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO AM. Ética: origens e distinção da moral. Saúde, Ética & Justiça. 2008; 13 (1): 1-9;
(KALLAS, Cesar. Ética e Moral. Em: <http://www.cesarkallas.net/arquivos/faculdade/etica/>. Acesso em: 29 janeiro