ética e moral
Segue o significado de ética e moral segundo fontes diferentes.
A ética e moral na linguagem comum são consideradas sinônimas, mas não é isso o que realmente se percebe ao aprofundar nos estudos. A ética é parte da filosofia, e a moral é parte da vida concreta. Os costumes e os hábitos (moral) formam o caráter e conforme o perfil (ética) das pessoas. As pessoas ou a sociedade serão éticas (terão princípios e valores) se tiverem tido uma boa moral (relações harmoniosas e inclusivas) em casa, na relação primeira com a mãe, na sociedade e nas relações globalizadas hoje.
BOFF, L. Ética e moral: a busca dos fundamentos. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Ética - Parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz. Moral - Conjunto de costumes e juízos morais de um indivíduo ou de uma sociedade; teoria que visa orientar a ação humana submetida ao dever e com vistas ao bem; conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que visam organizar as relações dos indivíduos na sociedade.
http://www.ceismael.com.br/filosofia/dicionario-de-filosofia.htm
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas