Ética e formação docente
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias - Modalidade à Distância
Componente curricular: Tópicos Especiais V
Docente: Marcos Barros de Medeiros
Discente: Fábio de Sousa Oliveira Fagundes
Matrícula: 91014092 Polo: Pombal - PB
ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Com uma linguagem técnica e de forma clara e objetiva, o texto, com seus argumentos e suas fundamentações, fomenta à reflexão acerca do ambiente vivido em sala de aula, enfatizando as dificuldades neste ambiente quando da falta de conhecimento a seu respeito. Trata ainda da etica como meio norteador para a praticidade, ou seja, funcionalidade da sala de aula.
O trabalho debruçou-se em contextualizar a ética tanto na formação dos professores, como também no sistema educativo, e neste caso concordo com as autoras quando afirmam que “as dimensões éticas são consideradas como importantes no nosso sistema educativo e estão presentes em vários documentos legislativos,..., sendo consideradas componentes relevantes para o exercício profissional” (Caetano e Silva 2009, pág. 52), e logo em seguida veemente criticam a distância existente entre o que existe no papel e a realidade presente e passada dos professores.
Outro ponto a se destacar é o estudo sobre o pensamento e formação ético-deontológicos de professores, por meio do qual se pretende conhecer o pensamento ético‑deontológico de educadores, identificando as reais necessidades e elaborando estratégias de formação adequadas às carências detectadas.
O texto trata ainda de uma questão bastante complexa, que é a intenção de alguns entrevistados em se criar um código deontológico como meio de facilitar a formação da consciência profissional e ser a base de uma formação deontológica. Penso que um código, como estático que é, não satisfaça as questões éticas na formação de professores, isso entendendo esse processo ético/formação como um processo intensamente dinâmico.