Elementos Formadores da docência
Antonio Mulato Paulino
Universidade Estadual do Ceará-UECE
RESUMO
O presente trabalho aborda a temática elementos formadores da docência, com o objetivo de analisar e compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância e conhecer a sua atuação e influência na sala de aula. O estudo foi realizado na Universidade Estadual do Ceará, no curso de Pós-Graduação Lato Senso, Psicopedagogia Clínica e Institucional, na disciplina Metodologia do Ensino Superior. Utilizou-se os referenciais teóricos de Farias (2008), Freire (1993),Freire(2005),Libâneo (2003), Morin (2007), Motta (1984), Pimenta (2002), Silva (2007), Tardiff & Lessard (2008) e Vieira( 2000). A coleta de dados foi efetuada por meio de relatos em cartas produzidas pelos alunos do curso citado acima. O trabalho está estruturado em três partes: a primeira, versa sobre o construto da identidade contextualizando a história de vida do professor, a formação e a prática docente. A segunda, discorre sobre os saberes necessários à prática docente e a terceira, contextualiza a ética docente.
Palavras Chave: Docência; Identidade; Saberes; Ética;
Introdução
A docência tem sido motivo de freqüentes discussões e inquietações no mundo pós-moderno. A globalização e as desigualdades sociais, a diversidade cultural e a pluralidade de indivíduos, levam a questionamentos que influenciam diretamente na pessoa, na formação, no trabalho, e na profissão do professor.
O grande desafio da educação é oferecer um ensino de qualidade, e a escola como instituição social e educativa, tem um papel relevante na apropriação, disseminação, e construção do conhecimento. Refletir o papel da escola exige rever a formação docente cujas discussões sobre o assunto têm galgado patamares ideológicos. Tardiff e Lessard (2008 p.55) evocam que “Desde que a docência moderna existe, ela se realiza numa escola, sendo a escola o espaço social em que se realiza o trabalho docente, esses