APELAÇÃO
- Restando comprovado o descumprimento do contrato de promessa de compra e venda, em razão do injustificado atraso na construção e entrega do imóvel deve ser reconhecido o direito da adquirente ao recebimento da multa contratual pelo atraso na conclusão da obra e o ressarcimento de despesas com alugueis pagos no período em que a obra deveria ter sido entregue.
- Concluída a obra, procede o pedido de entrega das chaves.
- O arbitramento do valor da indenização deve levar em consideração todas as circunstâncias do caso e atender aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.
- Havendo atraso na entrega das chaves do imóvel adquirido, o vendedor está obrigado a pagar a multa compensatória contratada, assim como ressarcir as perdas que o comprador suportou com alugueis, pagos em razão da conduta do vendedor de não entregar as chaves. Tais verbas não se confundem e podem ser cumuladas.
- Não cabe a redução do valor fixado para a indenização moral se arbitrado com moderação e proporção e de acordo como os valores parâmetros adotados neste Tribunal.
- No caso de dano moral o termo inicial da correção monetária incidirá a partir da data sentença e os juros de mora a partir da citação.
- Recurso conhecido e não provido.
____________________________________________________________
Apelação Cível Nº 1.0024.10.291709-3/001 - COMARCA DE Belo Horizonte - Apelante(s): CONSTRUTORA TENDA LTDA - Apelado(a)(s): ROSA MARIA DIAS DE SOUZA AUGUSTO
A C