Linguagem
SEVERINO, Francisca Eleodora Santos (Org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011, 149 p. “Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão” de Antonio J. Severino e Francisca Eleodora Santos Severino, traz um conjunto de ideias que apontam a necessidade da valorização efetiva da educação como fator de desenvolvimento.
O segundo capítulo, As dimensões ética e política na formação docente, escrito por Valdemir Guzzo, da Universidade de Caxias do Sul, fundamenta-se na construção da cidadania, resgatando questões desenvolvidas a partir de teóricos, como Paulo Freire e Carlos Cury. Resgata a questão da ação docente estar fundamentada na construção da cidadania, por sua vez um dos objetivos básicos da educação. A temática é desenvolvida a partir das colocações de Paulo Freire, sendo a cidadania, dentro da conjuntura do capítulo, entendida como máxima realização do sujeito no contexto social e vivenciada através da participação ativa desse sujeito nas diferentes esferas da vida pública. Dessa maneira, para que possa ocorrer o surgimento de uma escola realmente apta a formar cidadãos efetivos e que atenda às necessidades de diferentes grupos sociais, é necessário que se executem mudanças nos cursos de formação de educadores que, então, dirigirão seus atos balizados a partir de uma consciência política e ética de sua prática. É na base da formação docente que os futuros professores aprofundam os conhecimentos teóricos e técnicos que os conscientizarão do seu papel no ambiente social e que lhe permitirão analisar criticamente os projetos educacionais no sentido de redescobrir novos caminhos para lidar com os desafios da educação em nossa época.
O autor, apontando para a historicidade dos conceitos de liberdade, ética, autoridade e prática docente, aborda a produção da ética em Freire como referência para o pensar sobre a formação de professores