Linguagem
Merielen Patricio dos Santos
RESUMO
O estudo desse artigo visa destacar a importância do processo da aquisição da linguagem, com base nos fundamentos de teorias de vários estudiosos e da prática com a análise do filme "A Maçã". Explicita as teorias que podem ser utilizadas nesta análise, comparando-as com a prática, vista nas gêmeas do filme. Mostra também, que algumas teorias não condizem com o que observado na prática, como a de Skinner e de Chomsky. Outras, como o sócio-interacionismo, de Vygotsky, o qual considera essencial no processo da aquisição da linguagem a constante interação social e troca comunicativa, pôde ser comprovada, pois se percebe que neste processo existe um período (até 6 anos) onde a aquisição da linguagem pode acontecer normalmente com crianças que estavam fora do convívio social. No entanto, após essa idade, a aquisição da linguagem pode ficar completamente comprometida e por mais que retomem o contato com o meio social, o prejuízo no processo da aquisição da linguagem já terá ocorrido.
PALAVRAS-CHAVE: período crítico, aquisição, linguagem, interação.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta o tema As Teorias no Processo da Aquisição da Linguagem.
Os estudos do processo de aquisição da linguagem acontecem desde o século XIX, mas ainda é embrionário e pouco se sabe sobre o assunto. Por isso há necessidade de aprofundamento e novas descobertas sobre esse processo, pois se percebe que ao longo dos anos, muitas pessoas vêm sofrendo vários distúrbios de linguagem. Fato discutido principalmente, no processo da aquisição da linguagem em pessoas isoladas e fora do convívio social. O que faz refletir sobre o quão importante e complexo é o processo da aquisição da linguagem no desenvolvimento do ser humano.
Tem como objetivos refletir sobre o processo de aquisição da linguagem em pessoas isoladas do convívio social, como as gêmeas do filme "A Maçã", analisando algumas concepções de prática e