A ética do cuidado na formação docente
Aroldo José dos Santos
Claricinda Regina Massa e Borges
Maria Célia Borges
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Resumo: O texto problematiza o conhecimento e necessidade da nova ética, intrínseca à práxis docente. Resultado de pesquisa bibliográfica discute a dimensão do ser humano inserido na evolução cósmica; a situação nefasta do ser na era do hiper; em seguida, a Ética do Cuidado como solução para o paradoxo entre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável na sociedade capitalista. Por fim, exige-se a práxis docente impregnada pela Ética do Cuidado.
Palavras-chave: nova ética; sustentabilidade; formação docente.
ETHICS OF CARE IN TEACHING FORMATION
Abstract: The text discusses knowledge and the need of a new ethics, which is intrinsic to teaching practice. As a result of literature review it discusses the human being inserted in the cosmic evolution; the disastrous situation of the being in the hyper era; the Ethics of care as a solution to the paradox between Sustainability and Sustainable Development in the capitalist society. Finally, it requires the teacher practice to be permeated by the Ethics of Care.
Keywords: New ethics; sustainability; teaching formation.
A dimensão evolutiva do ser humano frente e inserido na dimensão da evolução cósmica
O ser humano, que é húmus, terra fértil, demonstra histórica e cabalmente o arrogar-se a primazia cósmica. Ensejando à guisa de T. S. Eliot, no poema The Rock, o procedente questionamento: “Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que perdemos na informação?” Na hodierneidade, a fim de viabilizar o resgate do dimensionamento do verdadeiro ser do ser humano, o decisivo é emergir da saturação de informações impingidas pela dromocracia (1), ou seja, o poder de tornar as informações obsoletas velozmente, destinada à fomentação do caos reflexivo consistente e coerente práxis em detrimento da promoção da vida