como ser bom
Keywords: nursing research, resea rch, ethics
I NTRODUÇÃO
Toda a investigação científica é uma actividade humana de grande responsabilidade ética pelas características que lhe são inerentes. Sempre associada à procura da verdade, exige rigor, isenção, persistência e humildade. A investigação em enfermagem não foge a estas exigências e requisitos, devendo obedecer aos princípios éticos nacional e internacionalmente estabelecidos. Estes princípios, sendo comuns a uma qualquer investigação, têm no entanto particularidades inerentes à disciplina científica que lhe serve de base.
Neste sentido, pretendemos fazer uma reflexão sobre os principais aspectos éticos a ter em conta nos vários passos de um estudo de investigação em enfermagem.
A INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM
A enfermagem é recente enquanto profissão (tal como a conhecemos), mas que como forma de estar e de actuar, existe desde que há um ser humano que sofre e perante ele, um outro que pretende ajudar. Apesar da origem modesta, a enfermagem percorreu um longo caminho até adquirir a notabilidade e a importância de que desfruta actualmente. Para tal terá contribuído não só a formação, mas também o investimento na investigação. À medida que os enfermeiros foram recebendo uma formação mais profunda e academicamente elevada, foram surgindo também os estudos de investigação. Na década de 50 surge o primeiro periódico dedicado à pesquisa em enfermagem – Nursing Research.
Em Portugal a investigação na área de enfermagem mais tarde, tendo sido o Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública (fins da década de 70) e posteriormente os vários cursos de especialização a dar algum impulso nesta área. Até há poucos anos, a investigação em enfermagem que se tem feito em Portugal é essencialmente académica, com poucos estudos feitos fora da escola, embora a Carreira de Enfermagem – Dec. Lei 437/91 de 8 de Novembro – já inclua a investigação no