Ética nas organizações
1 - Reflexões sobre a Ética
A sociedade atual vive uma redescoberta da ética. A exigência dos valores morais está aumentando em todas as instâncias sociais, sejam elas científicas, políticas ou econômicas. Observamos que essa situação surge no mesmo momento em que a sociedade passa por uma grave crise de valores, identificada pela falta de pessoas, de respeito com o outro e de limites.
Essa situação pode ser analisada de diversos ângulos, sendo alguns deles à situação de descaso com que são tratados pelos poderes constituídos; pela falta de justiça social; pelo império da razão, que deixa de lado outras facetas do ser humano, como o sentimento e a emoção, entre outras. Em todas essas situações, evidencia-se a reivindicação dos seres humanos de serem tratados como organismos vivos, capazes de pensar, sofrer, organizar-se e construir valores.
Com isso procuraremos identificar e refletir sobre as bases morais da nossa sociedade hoje e procuraremos entender alguns conceitos básicos, tais como: valores, ética, moral, suas origens e conseqüências, assim como as condições para a responsabilidade moral.
Aproximação Conceitual
Atualmente a palavra virtude está em desuso e a palavra moral foi substituída por ética, por ser mais geral e menos identificada com a religião. Assim mantém inalterada a certeza de que a vida humana é constitutivamente moral, pois ela se estrutura em torno de valores. Nossas ações, da mais simples às mais complexas, pressupõem escolhas que são feitas a partir do valor que elas tenham para nós.
O que é valor? Os valores podem ser morais e não morais. Os valores não morais diferem dos morais por possuírem uma base real, um substrato material. Por exemplo, a água, o ar que respiramos, uma cadeira ou outro qualquer objeto possuem valor; contudo, ele só se tornará realidade na relação com o ser humano, onde aquela coisa pode nos ser útil, bonita, confortável ou imprescindível à vida.
Os valores morais,