ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
A conservação da imagem empresarial é fator crítico de sucesso para a organização. A presença da ética na cultura organizacional facilita esta conservação, imprimindo uma imagem sólida e transparente no mercado. Quando a ética não faz parte dos pilares da organização, algumas ferramentas podem ser desenvolvidas com tal finalidade. Ou ainda, quando um colaborador não apresenta valores éticos na sua conduta pessoal, a empresa pode ajudar a desenvolvê-los. Este trabalho tem como objetivo estudar os conceitos da ética nas organizações, assim como sua cultura organizacional.
Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio da empresa e a ética é um desses itens. Nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética. Há exigências de valores morais em todas as instâncias sociais. Nossa sociedade passa por uma grave crise de valores, identificada por alguns como falta de decoro e por outros como falta de respeito. Neste trabalho procuro discutir a importância da ética dentro das organizações, de maneira a contribuir para a reflexão das práticas administrativas atuais. Reflexos – Éticas nas Organizações fundamenta-se na premissa de que a ética, entendida como a ciência dos costumes ou dos atos humanos, passa a ser uma questão de sobrevivência para organizações submetidas a pressões constantes, nos setores mais dinâmicos da empresa.
Nas relações empresariais atuais tem-se a identificação de que a ética pode ser considerada uma essência de sucesso para as organizações modernas. Esta essência apresenta-se por meio das ações entre agentes empresariais, como por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da