ética nas organizações
Agir com ética significa seguir algumas regras, costumes e códigos. Porém em alguns casos é uma questão de difícil aplicabilidade no dia-a-dia. Para que essa prática se torne mais facilmente aplicável, praticável, é preciso ter em mente a real necessidade e vantagens da ética dentro do ambiente organizacional.
De acordo com Vasquez, “a Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade”.
“A ética nas organizações não se caracteriza como valores alheios e abstratos aos que vigoram na sociedade, ao contrário, as pessoas que as constituem, sendo sujeitos sociais, levam para elas os mesmos princípios e crenças que aprendem enquanto membros da sociedade.”
O pensamento ético gira em torno de algumas questões como o que é certo e errado e o que é aceitável ou não. Todo homem deve entender que há ações que devem ser praticadas ou não e que cada uma delas gera consequências. A ética estabelece padrões sobre o que é bom ou mau na conduta profissional e na tomada de decisões, tanto na área pessoal como na área organizacional. Há uma crescente demanda por valores como transparência e probidade (honestidade e honradez).
É conveniente então que empresas e outras organizações passem a criar e praticar códigos de conduta e mecanismos de controle em sintonia com a moral e a ética. Nas relações empresariais atuais tem-se a identificação de que a ética pode ser considerada uma essência de sucesso para as organizações modernas. Esta essência apresenta-se por meio das ações entre agentes empresariais, como por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da empresa.
O agir com ética, nesse contexto, significa agir de acordo com determinadas