Crítica do filme O Selvagem da Motocicleta Na visão de Erich Fromm
Túlio Marcos Barboza Pereira
Resenha Crítica
MACEIÓ
2013
Túlio Marcos Barboza Pereira
Resenha Crítica do filme; O Selvagem da Motocicleta –Rumble Fish (1983) – F.F. Coppola. Na visão de Erich Fromm.
Apresentado a resenha crítica do filme ; O
Selvagem da Motocicleta – Rumble Fish (1983) – F.F Coppola. para obtenção de nota na disciplina de Psicologia Social , no 2º Período do curso de
Ciências Sociais
Universidade Federal de Alagoas.
Professora; Ana.
Universidade Federal de Alagoas
MACEIÓ
2013
1. Introdução, um breve resumo do filme.
O filme e baseado no livro (Rumble Fish – traduzindo- Peixe de Briga) e uma análise sobre a falta de perspectivas na juventude pós Beat Generation. Nela uma juventude decadente que idealiza um passado que deixou de existir e de fazer sentido, restando apenas às lembranças sem valor.
Neste filme Mickey Rourke interpreta um personagem mito que retorna à sua cidade que se exilou em busca de motivos e objetivos à sua existência, lá onde se fez uma lenda urbana: o motoqueiro era um líder de gangue de rua cuja moto é era seu trono, de onde comandava seu pessoal um bando de jovens sem rumo e imersos em violência, bebedeiras e sexo.
.
Rusty James (Matt Dillon) quase sempre na companhia de seu amigo Steve Mays é o irmão caçula do motoqueiro, que tem o irmão mais velho, como seu ídolo e modelo de vida. James reivindica a insígnia de seu irmão, promovendo brigas entre gangues, crendo que a época das ruas voltará a existir, até o retorno da lenda.
Detalhe importante o diretor usa apenas o Preto e Branco, que sugere o daltonismo do motoqueiro (tentativa de por o espectador na mesma perspectiva do mudo, segundo os olhos do motoqueiro) e passamos a ver como o personagem, que afirma perceber as coisas como