Ética nas organizações
Existe um consenso no mundo empresarial que é necessário a disseminação de conceitos éticos dentro das organizações. Os gestores entendem que, se não houver uma estratégia para implantação de códigos de conduta, o futuro de suas organizações pode ser comprometido.
Segundo Ponchirolli e Souza Lima, [...] Certamente não há uma causa única e explicativa deste movimento em torno da ética, mas é provável que a concorrência entre empresas, aliada às crescentes exigências de clientes cada vez menos tolerantes com abusos, estejam forçando as empresas a levar em conta este tema. Diante de clientes exigentes, as empresas pensam bastante antes de oferecer bens ou serviços que maculem negativamente suas imagens. Ao perceberem que não podem ser abusivos em relação aos clientes cada vez menos tolerantes com abusos, estejam forçando as empresas a levar em conta este tema. (PONCHIROLLI, Osmar; SOUZA LIMA, José Edmilson. Gestão do Capital Humano volume 5. Ed. São Paulo: Editora Gazeta do Povo, 2002).
É correto afirmar que esse tema desperta mais perguntas do que respostas, pois, a ética é inerente a cada individuo.
2 DEFINIÇÃO DE ÉTICA Ética pode ser definida de várias formas e aplicasse a diferentes momentos e questões sociais. A ética é uma característica inerente a toda ação humana. O dicionário Abbagnado, entre outras considerações nos diz que a ética é "em geral, a ciência da conduta" (ABBAGNANO, sd, p.360) e Sanchez VASQUEZ (1995, p.12) amplia a definição afirmando que "a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. O dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, entre outras considerações nos diz que ética é “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal” e “conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. Etimologicamente o termo ética