Ética Moral
LUCY MARTA SCHELLIN RESUMO Este artigo busca entender os conceitos de moral e ética, termos tão próximos em significado e tão distintos em sua aplicação, bem como ao longo da história, regeram a conduta e as dinâmicas sociais, promovendo a evolução nas relações humanas.
INTRODUÇÃO Vemos com certa frequência, notícias a respeito de casos onde houve falta de ética no serviço público. Mas o que é ética? Em que se baseia? Como foram formados os conceitos de ética e moral?
Para responder a estas perguntas foi feito um estudo bibliográfico para entender o que é ética e moral, bem como de que forma o homem desenvolveu e aprimorou suas regras básicas de conduta, a fim de conviver em sociedade. É da índole do ser humano, agir de forma ética, não é comum, porém, que os indivíduos se questionem a respeito do que os leva a tomar tais atitudes. E são justamente os questionamentos sobre coisas simples, que acabam desencadeando processos transformadores, nas relações entre as pessoas.
MORAL E ÉTICA Ética e moral normalmente são conceitos fáceis de serem confundidos por estarem intrinsecamente ligados. Morfologicamente, a origem da palavra ética vem do grego ethos, significa caráter, índole natural da pessoa. Já a moral vem do latim, mores, uma tradução imperfeita da palavra ethos grega, que referencia os valores da coletividade.
Pode-se dizer que para que exista a ética é primeiro necessário que exista a moral. A moral faz parte do cotidiano dos seres humanos desde os primeiros agrupamentos sociais, e é norteada pelos conceitos de bem, de justiça, enfim de pensamentos e atitudes que promovem o desenvolvimento do ser humano.
É o conjunto normas que cada indivíduo utiliza no seu dia a dia, para viver em harmonia na sociedade, baseado nas suas vivências, na educação recebida, nas suas crenças e tradições. Cada pessoa tem a sua visão particular de moral, o seu certo e o seu errado, e