ÉTICA EM PSICOLOGIA
CAMPUS SÃO JERÔNIMO
CURSO DE PSICOLOGIA
Iara Fagundes
ÉTICA EM PSICOLOGIA
Prof. Sheila Câmara
SÃO JERÔNIMO
2010
SUMÁRIO
1 SUMÁRIO pg. 02
2 INTRODUÇÃO pg. 03
3 Ética em Psicologia pg. 04
4 Estudo de um caso e sua visão ética pg. 04
5 O Caso pg. 05
6 as reflexões à cerca do caso pg. 06
7 CONCLUSÃO pg. 08
8 REFERÊNCIA pg. 09
Introdução
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta"
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. E a diferença prática entre Moral e Ética é que esta é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. Mas a função fundamental é a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade.
A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis Situações dilemáticas da vida colocam claramente essa necessidade. Seria