Intervesão em Psicologia da Saúde

966 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CIÊNCIAS DA SAÚDE

PSICOLOGIA

intervensão

Psicologia da Saúde
Professora Marisa Sanchez

leonardo Machado e Iara Fagundes

São Jerônimo, junho de 2011

Intervenção

Sumário pg 02
Introdução pg 03
Problemática pg 04
Objetivos pg 04
Método pg 04
Ações Sugeridas pg 05
Benefícios pg 05
Conclusão pg 06
Fonte de consulta pg 07

INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações. As dimensões da Saúde Integral e Qualidade de Vida, facilitam a consciência e o desenvolvimento da saúde integral, assim como a possibilidade de se ter uma visão sistêmica e seu posterior equilíbrio e expansão, pois sabemos que na vida sempre estamos buscando uma inter-relação harmoniosa dos vários aspectos e dimensões do ser humano.

A nossa amostra foi composta de 15 trabalhadores da área da saúde do município de Butiá, sendo 11 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, solteiros e casados com nível de escolaridade distribuída desde o ensino fundamental até superior incompleto, com idades que variam de 19 a 38 anos . Usamos como instrumento de coleta de dados um questionário auto-aplicável sobre Estilo de Vida e Hábitos, abrangendo os cinco níveis de dimensões em saúde. Os resultados deste trabalho nos revelaram que a Saúde Psicológica e a Saúde Espiritual estão muito próximas, digamos que a linha que as delimita seja bastante tênue, onde uma não está bem acaba puxando o escore de pontos da outra, se interligando e neste trabalho revelaram que bem-estar subjetivo e bem-estar no trabalho guardam relações entre si.

Problemática
Com um número expressivo de funcionários que apresentaram Estilo de Vida Disfuncional, a Psicologia poderá trabalhar a com

Relacionados