Ácidos orgânicos
Os ácidos orgânicos compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que possuem átomos de carbono em sua fórmula.
No grupo dos ácidos orgânicos, a classe mais expressiva é a dos ácidos carboxílicos, ácidos que contêm em sua estrutura o grupamento carboxila. Além das propriedades comuns entre os outros ácidos (como o sabor azedo), os ácidos carboxílicos também são caracterizados pelo odor forte que exalam.
Principais ácidos orgânicos: Ácido acético Ácido cítricoÁcido láticoÁcido málicoÁcido AcéticoÁcido carboxílico responsável pelo sabor azedo do vinagre pode ser produzido através da fermentação acética realizada por bactérias. É utilizado pela indústria na produção de corantes, perfumes, acetona e medicamentos como aspirina e antipirina. Possui propriedades conservantes, acidulantes e aromatizantes, por isso é usado pela indústria alimentícia. Aplicado também na produção de garrafas PET e produtos de limpeza e desinfecção.O ácido também serve como um agente antibacteriano na região intima feminina.Ácido Cítrico O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico presente na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja. O ácido cítrico é obtido na indústria pela fermentação da sacarose realizada por um microorganismo chamado Aspergillus niger. Apresenta propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes e reguladoras de acidez. Na indústria farmacêutica é aplicado à produção de medicamentos anticoagulantes (para transfusões de sangue) e efervescentes e realça o sabor dos refrigerantes .Essencial à fertilidade masculina. Papel como intermediário do ciclo do ácido cítrico.Ácido Lático A produção de ácido lático se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Industrialmente, é fabricado pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço.Além do leite coalhado, encontra-se o ácido lático nos sucos de carne e em algumas partes do corpo de animais e plantas.Devido à sua