Ácidos Organicos
São substâncias que contém uma ou mais carboxilas em sua molécula. Ácidos orgânicos apresentam efeitos fisiológicos relacionados com o sistema imune, com o esvaziamento gástrico e mobilidade intestinal, absorção de minerais e água. São constituintes naturais de diversos alimentos, ocorrem no trato digestivo e produtos do metabolismo intermediário dos animais.
Os ácidos orgânicos compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que possuem átomos de carbono em sua fórmula. Tal categoria foi descoberta pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele através dos seus diversos trabalhos com a química experimental. Geralmente ácidos fracos, são solúveis em água e em solventes orgânicos e podem ser produzidos pela atividade metabólica de seres vivos.
No grupo dos ácidos orgânicos, a classe mais expressiva é a dos ácidos carboxílicos, ácidos que contêm em sua estrutura o grupamento carboxila (COOH) formado por um carbono ligado a uma hidroxila (OH) por ligação simples e a um átomo de oxigênio (O) por ligação dupla. Além das propriedades comuns entre os outros ácidos (como o sabor azedo), os ácidos carboxílicos também são caracterizados pelo odor forte e irritante que exalam.
Ácido acético – ácido carboxílico responsável pelo sabor azedo do vinagre, pode ser produzido através da fermentação acética realizada por bactérias. É utilizado pela indústria na produção de corantes, perfumes, acetona e medicamentos como aspirina e antipirina. Possui propriedades conservantes, acidulantes e aromatizantes, por isso é usado pela indústria alimentícia.
Ácido ascórbico – ácido carboxílico mais conhecido como vitamina C. Substância essencial à manutenção dos vasos sanguíneos, à saúde dos dentes e ao sistema imunológico.
Ácido cítrico – ácido produzido por frutas cítricas, participa ativamente do ciclo de Krebs, pode ser obtido pela fermentação da sacarose, essencial à fertilidade masculina. É utilizado na produção de bebidas, alimentos e fármacos, como citratos e