acidos organicos
Ácido lático: industrialmente utilizado como regulador de acides, também desacelera a deterioração de certos produtos como a azeitonas espanholas. Ácido tartárico: Trata-se de um composto muito utilizado pela indústria de alimentos e bebidas devido ao seu efeito acidulante, ou seja, capaz de tornar o sabor mais ácido. É muito utilizado na fabricação de sobremesas, sucos artificiais, caramelos, geleias, produtos estes que, geralmente, apresentam sabor de uva.
Ácido ascórbico: é comumente utilizado como antioxidante para preservar o sabor e a cor natural de muitos alimentos, como frutas e legumes processados e laticínios. O ácido ascórbico ajuda a manter a cor vermelha da carne defumada, como o toucinho, e previne a formação de nitrosaminas a partir do nitrito de sódio usado como inibidor do crescimento de microrganismos em carnes.
Ácido graxo: são muito utilizados na produção de sabões, xampus, detergentes, tinturas, alimentos e ceras em geral.
Ácido málico: é utilizado primeiro pela sua propriedade acidulante, ou seja, é capaz de neutralizar o sabor doce de alimentos e bebidas, tornando-o mais ácido. Depois, pela sua ação flavorizante, que tem a função de realçar o sabor doa alimentos e mascarar sabores indesejáveis fornecidos por outros ingredientes (especialmente da sacarina, um tipo de adoçante). A produção de geleias, pós para sobremesas, sucos artificiais e refrigerantes utiliza o ácido málico como acidulante.