Relatório 2- Micrômetro - UFC
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Curso de Engenharia Química
Prática 1: Paquímetro
Aluno: Kennedy Moreira
Matrícula:
Disciplina: Física Experimental para Engenharia
Turma:
Professor:
Data da prática:17/02/2014
Fortaleza-Ceará
2014
1. OBJETIVOS
Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
2. MATERIAL
Paquímetro;
Arruela;
Cilindro oco;
Peça com fundo cego;
Régua.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na essência, o paquímetro é um instrumento de laboratório muito utilizado para realizar medições, sendo assim de fundamental importância para a mensuração de dados que envolvem o comprimento, diâmetro, profundidades e demais outros parâmetros de medida. O Paquímetro é dividido em unidades menores, denominadas “nônios”, esse termo deriva de um método utilizado para dividir em tamanhos menores determinada medida.
Um paquímetro, em geral, apresenta as seguintes características estruturais:
Figura 3.1
Legenda:
1- Régua;
02- Mandíbulas; 03-Cursor; 04- Nônios;
05- Orelhas;
06- Parafuso de fixação;
07- Haste. Tomando como referência o “nônio”, pode-se calcular o índice de precisão de um paquímetro utilizando o seu comprimento em milímetros em relação à régua principal e o número de divisões que ele foi fragmentado. Como segue o exemplo abaixo:
Comprimento do nônio
Figura 3.2 Para que se calcule a precisão, primeiramente, deve-se analisar o comprimento total do nônio, no exemplo apresentado, pode-se ver que traço de número “10” do nônio está localizado logo abaixo do traço que representa o valor “3,9” da régua principal. Levando em consideração que os valores da régua estão em centímetros, conclui-se que o comprimento do nônio é de 39mm. Em