Acidos organicos
ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE)
Os ácidos orgânicos presentes no suco ou polpa são responsáveis pelo sabor e aroma do produto, além de açúcares, ácidos, sais minerais, vitaminas e pigmentos. Esses ácidos são amplamente usados na indústria de alimentos como aditivos e antioxidantes. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um método para determinar simultaneamente os ácidos orgânicos presentes em sucos e seus derivados através de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). A quantificação foi feita por calibração, com a construção da curva analítica com 5 pontos, de 0,2 a 12,2 g/L para o ácido ascórbico, málico, tartárico e cítrico. Os pontos das curvas de calibração foram plotados pela média de determinações em triplicata de cada padrão de calibração. Os limites de detecção estabelecidos foram de 0,058 g/L, 0,042 g/L,
0,053 g/L, 0,063 g/L, respectivamente para os ácidos ascórbico, málico, tartárico e cítrico. A validação do método foi realizada pelo método padrão das adições, as recuperações variaram de 90.9 a 102.7 %. A precisão do método também foi avaliada por quatro análises completas da mesma amostra de suco de fruta e relatou um CV % com menos de 2.9 %.
Vamos ressaltar os ácidos orgânicos benéficos ao homem e que temos contato diariamente, conheça os mais comuns presentes em alimentos:
Ácido cítrico: presente em frutas cítricas como laranja, acerola, limão, etc.
Ácido acético: componente do vinagre.
Ácido málico: composto presente na maçã.
Ácido tartárico: a uva é rica desse ingrediente.