T Tulos De Cr Dito
CURSO DE DIREITO EMPRESARIAL II – PROF. LUCIANO CARLOS
TÍTULOS DE CRÉDITO ELETRÔNICOS
Acadêmicos:
Bianca P. Barros
Marco Aurélio D. Paiva
Wesley Alves
7º Período “A”
Anápolis, 2008
AnÁlise Histórica
A origem dos títulos de crédito remonta à Idade Média, no momento em que houve uma grande expansão do comércio, com o objetivo de facilitar as atividades mercantis. Desenvolveram-se a partir de um papel que na verdade era um documento, que representava um instrumento de câmbio, por isso o chamado Direito Cambiário. De lá pra cá, como resultado da crescente evolução da sociedade, eles têm se tornado insuficientes para atender esse objetivo. O volume das relações comerciais é descompassado. Com o veloz desenvolvimento da informática, surge uma forma de solucionar esse problema, alterando a forma dos títulos de créditos, os adaptando à nossa atual realidade: trocar o papel pelo meio magnético. A magnetização dos créditos facilita e agiliza as relações comerciais e, por vezes, dá maior certeza ao pagamento.
O fenômeno da “desmaterialização” dos títulos de crédito, se assim podemos dizer, iniciou-se na França, através de um sistema que foi implantado em 1967 e aperfeiçoado em 1973, com a introdução do Lettre de Change-relevé. Logo após foi adotado pela Alemanha, no chamado LastschriHuerrehr, e por vários outros países, tais como Argentina, Itália e Estados Unidos.
EvoluçÃo tecnolÓgica e necessidade de adaptaçÃo
O avanço tecnológico que vivemos atualmente atinge os diversos ramos sociais. Muitos setores produtivos precisaram se reorganizar para acompanhar a veloz marcha tecnológica. Não só a economia fora abalada com isto, como também a própria vida cotidiana de cada indivíduo. O Direito, como não poderia deixar de ser, também sofre uma crise com o advento de meios mais sofisticados para atingir o seu escopo. A partir dos anos 90, grosso modo, os computadores foram mais popularizados, passando a ser