Síntese da Atividade Estruturada da Disciplina de História da Educação no Brasil
Graduação Letras Inglês – Município de São Gonçalo
Um cenário colonial que guarda as origens de São Gonçalo que é considerada, atualmente, uma das mais populosas do Estado do Rio de Janeiro.
A escola elementar ao longo do século XIX não se representou pelo “grande vazio”, mas, ao contrário, foi se afirmando como local de cuidado da infância, a partir da construção de espaços e de tempos escolares específicos, diferentes da Igreja e da família.
Mesmo de modo tímido, a freguesia de São Gonçalo acompanhou essa tendência. Há indícios de que já na década de 1830 teria funcionado uma ‘escola’ de primeiras letras. Embora não haja uma referência precisa quanto a sua localização.
Nessa mesma época é estabelecido o Ato Adicional (1834), através do qual a instrução pública primária ficou a cargo das províncias. A elas caberia o papel de legislar sobre a instrução da população e regulamentar os locais em que a mesma seria promovida. Alvo de duras críticas, não se pode negar que, ao estabelecer essa divisão político-administrativa na regulamentação e promoção do ensino, o governo imperial estabelecia uma descentralização que, até os dias atuais, é motivo de discussão.
Quanto ao espaço de funcionamento, em sua maioria, as escolas não possuíam um local específico. Muito frequentemente os professores lecionavam em suas próprias casas, destinando um ou dois cômodos para tal fim. Algumas estavam mobiliadas com certa variedade de materiais (há variação entre as localidades), dentre os quais destacamos mesa, cadeiras, tábuas de cálculo, tinteiros, réguas e armários para livros. A escola se organizava dentro de um ambiente familiar, pois funcionando na casa de seus mestres, tornava o aluno uma extensão da família.
Nesse ambiente os alunos aprendiam noções de gramática, história sagrada, leitura, adições e subtrações, além do catecismo. Na escola, experimentavam um rígido controle do tempo,