Hipo e Hiper Tireoidismo - Resumo
1696 palavras
7 páginas
O Hipotireoidismo é caracterizado como uma síndrome ocasionada por um déficit na glândulatireóide, que passa a produzir uma quantidade menor de hormônios, em casos mais extremos essa produção chega a quase zero. A tireóide é responsável pela secreção dos hormônios Triiodotironina (T3), Tiroxina (T4) e Calcitonina, sendo assim quando há um quadro de hipotireoidismo é comum o paciente apresentar um metabolismo mais lento, além de sinais e sintomas como: intolerância ao frio, sonolência, constipação, diminuição de apetite, pequeno ganho de peso, fraqueza muscular, raciocínio lento, depressão, queda de cabelos, sensação de cansaço, desânimo e fraqueza constantes, entre outros.Em mulheres, grupo em que há maior incidência de hipotireoidismo, ocorre ainda irregularidade no ciclo menstrual, sendo comum períodos de amenorréia, infertilidade e galactorréia. Já com criançasou recém nascidos, os pais devem ficar atentos para os seguintes sintomas: pele seca, déficit de atenção, apatia, choro rouco, hérnia umbelical, diminuição de reflexos e dificuldade de desenvolvimento. Em geral, o diagnóstico é feito através de exames que fazem a dosagem de T4 e TSH (Hormônio estimulante da tireóide). Caso seja evidenciada alguma alteração significativa, o médico solicitará outros exames mais específicos como a esquisa de anticorpos antitireoperoxidase, ultra-sonografia ou a cintilografia de tireóide.
O tratamento de todas as formas de hipotireoidismo diagnosticáveis é realizado através da reposição hormonal diária, com Tiroxina (T4) em doses calculadas diferenciadas. Para adultos, o cálculo é feito com 1,6 a 2,2 microgramas por Kg de peso corporal, para crianças são usados valores de 3 a 15 microgramas por kg.
O controle é feito levando-se em consideração a normalização dos níveis de TSH, uma vez que com a reposição hormonal, a hipófise entende que não é mais necessário estimular a tireóide e por isso os níveis de TSH caem. Infelizmente, a depender da causa que esteja gerando o