Fichamento de didática
KELIANA DE SOUSA CARVALHO
TEXTO 01; PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA “Compreender a Didática como um dos ramos de estudo da Pedagogia, justificar a subordinação do processo didático a finalidades educacionais e indicar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para orientar à ação pedagógico-didática na escola” (p. 15). (Objetivo do capítulo)
“[...] Didática uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela fundamenta na Pedagogia; é, assim, uma disciplina pedagógica”(p. 16).
“A pedagogia recorre à contribuição de outras ciências como a Filosofia, a História, a Sociologia, a Psicologia, a Economia. Esses estudos acabam por convergir na Didática, uma vez que esta reúne em seu campo de conhecimentos objetivos e modos de ação pedagógica na escola” (p.16).
“Nesse conjunto de estudos indispensáveis à formação teórica e pratica dos professores, a Didática ocupa um lugar especial. Com efeito, a atividade do profissional do magistério é o ensino, que consiste em dirigir, organizar, orientar e estimular a aprendizagem escolar dos alunos” (p.16).
“Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepara-los para a participação ativa e transformadora nas varias instancias da vida social. [...] A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômica, sociais e políticas da coletividade” (p.17).
“Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como não- intencional e intencional. A educação não- intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os