barreiras
Faculdade de Gestão e Negócios
Negócios Internacionais
Projeto Monografia.
Relatório 02
Fernando Denardi
11.0185-6
6 º semestre
Negócios Internacionais
Aluno: Fernando Augusto Camargo Denardi R.A: 11.0185-6
RELATÓRIO DE LEITURA
Artigo:
ROQUE, L. Comércio Internacional: um estudo das principais dificuldades encontradas pelas empresas brasileiras no comércio exterior. Revista Conteúdo, São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2013.
1. Objetivo:
O presente artigo tem como propósito identificar os principais desafios e barreiras que empresas nacionais brasileiras enfrentam no comércio internacional; assim como a apresentação de possíveis sugestões e mudanças no Governo brasileiro que poderiam eliminar ou ao menos minimizar tais barreiras. Procura analisar os principais entraves que influenciam e dificultam a entrada de empresas nacionais no comércio internacional.
2. Estrutura do texto:
RESUMO
1. Distância geográfica
2. Distância cultural
3. Distância tecnológica
4. Distância temporal
5. Outros fatores
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3) Principais argumentos:
1. Distância geográfica
O autor define a distância geográfica como a distância entre um país e outro que possuem relações comerciais entre si, isto é, importam e exportam suas mercadorias. Envolve uma série de processos logísticos para ser realizada a entrega de mercadorias.
2. Distância cultural
Neste tópico, o autor nos mostra uns dos principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam no comercio internacional. Nos deparamos com costumes, cultura e valores com a de diferentes países.
Quando uma organização dá início a um processo de internacionalização, além de se adaptar a outras culturas para atender as expectativas e necessidades de uma diferente sociedade, também precisa fazer com que essas organizações de