ser pedagogo
Por: Emanuel Oliveira de Castro
Considerando que a pedagogia é a ciência da educação e do ensino, ou seja, a maneira de ensinar, então o pedagogo é o profissional que põe em prática este método de ensino, ele é um transmissor do conhecimento. O termo pedagogo, como se sabe, tem origem do grego “paidós” (criança) e “agogé” (condutor), à época, referia-se àquele que conduzia as crianças até o local de ensino. Trazendo este significado para os dias atuais, o pedagogo leva os alunos (crianças) de encontro ao conhecimento.
O pedagogo não é apenas um professor que ensina uma ciência, uma arte, ele é um educador, uma ponte do desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de seus alunos. Desde que teve origem, o pedagogo ensina e emprega a pedagogia (ciência da educação). É esperado que ele saiba ensinar e, consequentemente, realizar uma mobilização nas diversas áreas do conhecimento, para que haja educação de qualidade. É competência do pedagogo o exercício da liderança do ensino educacional, podendo ser na gestão do ensino, na coordenação pedagógica ou na supervisão. Para tanto, é necessário que saia da faculdade capaz de colocar em pratica a coletividade do trabalho escolar.
O profissional da pedagogia deve saber impulsionara integração das competências das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, construindo uma equipe de trabalho eficiente. Com a assessoria de um bom pedagogo, o professor é capaz de inovar com criatividade, sentindo-se acompanhado na construção da competência pessoal e profissional.
Para realizar uma boa atuação no exercício de suas funções no cotidiano escolar, necessita saber com clareza o que é indispensável, o que é importante e o que é eventual. Mas saber não é suficiente, deve querer e priorizar fazer o que é necessário a cada ocasião. Deve executar as ações essenciais com cuidado especial, devendo ter atenção aos pormenores, garantindo que a primeira