O que é ser um Pedagogo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe um estudo histórico da formação do profissional da educação no curso de pedagogia. Tem como objetivos, apresentar a história da formação do Pedagogo no curso de Pedagogia, analisar as leis e as diretrizes que orientam o curso de pedagogia.
2 DESENVOLVIMENTO
A ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, é de que a Pedagogia é ensino, ou melhor, o modo de ensinar. Uma pessoa estuda Pedagogia para ensinar crianças. O pedagógico seria o metodológico, o modo de fazer, o modo de ensinar a matéria.
Pedagogia é então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação do ato educativo, da pratica educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente aos conjuntos dos processos sociais.
Ser pedagogo, não é apenas dar aulas, é se doar para as pessoas que não o conhece e lhe oferecer oportunidades para que os alunos possam crescer na vida como pessoas honestas.
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores o Monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
O curso de pedagogia não é somente para que a pessoa seja um professor, mais sim preparar o futuro pedagogo a atuar dentro das escolas tanto com a educação infantil, creches e pré-escolas, como também o magistério em séries iniciais do ensino fundamental, coordenação, orientação e na área de gestão do colégio.
Historicamente, o curso de pedagogia sofreu várias modificações em seus programas de ensino, objetivos do curso, propostas pedagógicas, organizações curriculares, que, interferiam na formação profissional do pedagogo.
O curso de pedagogia segundo Silva (2003) estruturou-se em 1939, e foi