Doutrina de Deus
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA
A Teologia Sistemática é uma importante ferramenta em nos ajudar a compreender e ensinar a Bíblia de uma forma organizada.
DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA
A palavra ―teologia é derivada dos termos gregos theos, que significa ―Deus e iogos, que significa ―palavra, ―discurso, ―tratado ou ―estudo. A Teologia pode então ser conceituada, do modo mais simples, como ―a ciência do estudo de Deus. O seu campo é estendido não apenas à pessoa de Deus, mas também às Suas obras, de forma que ela tem sido chamada de ―o estudo de Deus e de sua relação para com o Universo,―Sistematizar, por sua vez, é ―reduzir diversos elementos a um sistema ou ―agrupar em um corpo de doutrina. Sistemático, portanto, é aquilo que segue um sistema, uma ordenação, um método.
Quando se aplica o adjetivo a essa disciplina da enciclopédia teológica não se quer dizer que outras disciplinas (como a exegese ou a teologia bíblica) não seguem qualquer sistema, mas que é a Teologia Sistemática que procura oferecer a verdade acerca de Deus e sua obra, apresentada na Bíblia, como um todo, como um sistema unificado.
Teologia Sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta: ―O que a Bíblia toda nos ensina hoje? sobre qualquer assunto. (John Frame, Westminister Seminary, Escondido, Califórnia – EUA). Essa definição índica que Teologia Sistemática envolve coletar e compreender todas as passagens relevantes na Bíblia sobre vários assuntos e então resumir seus ensinos claramente de modo que conheçamos aquilo que cremos sobre cada assunto.
OUTRAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA
ALEXANDER:
A ciência de Deus. Um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).
CHAFER:
Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática