A DOUTRINA DE DEUS
JOELSON GOMES
“Quem compreende a Trindade Onipotente? E quem não fala dela, ainda que a não compreenda?” 1
I – O CONHECIMENTO DE DEUS
É
fato que Deus não pode ser plenamente conhecido por ninguém (Sl. 139: 6;
145: 3; Rm. 11:33), tudo que podemos conhecer de Deus é porque Ele quis nos manifestar (Mt. 11: 27; Rm. 1:19). Não é a sabedoria humana que faz Deus
conhecido, mas a revelação (1 Co. 1:21; 2: 14; 2 Co. 4: 3-4). Isto porque o finito não pode compreender o infinito. Para alcançar o conhecimento de Deus dependemos das Escrituras Sagradas. O reformador João Calvino considerava que para o homem é impossível investigar as profundezas do Ser de Deus. “Sua essência,” diz ele, “é incompreensível de tal maneira que sua divindade escapa completamente aos sentidos humanos”. Não é que os Reformadores Protestantes negassem que o homem pode saber algo da natureza de Deus por meio da criação, mas afirmavam que o homem só pode adquirir verdadeiro conhecimento de Deus pela Revelação Especial, sob a iluminadora influência do Espírito Santo.
2
Sem a revelação o ser humano jamais
seria capaz de adquirir qualquer conhecimento de Deus, pois só o Espírito Santo pode dar esse conhecimento (1 Co. 2:11). Assim, só com a Bíblia podemos conhecer coisas verdadeiras acerca de Deus, e essa é a glória do ser humano (Jr. 9: 23-24).
Portanto, é, sobretudo pelas Escrituras, que nos guiaremos neste estudo.
Mas, por que conhecer Deus? O conhecimento de Deus se faz necessário, porque é só conhecendo o objeto da nossa adoração, que saberemos como nos relacionar corretamente com Ele, como obedecê-lo e adora-lo (Vd. Jo. 4: 19-24).
1
* Joelson Gomes é pastor reformado, formado em Teologia (Th.B.) pelo Seminário
Teológico Congregacional do Nordeste (órgão filiado a ASTE e a AETAL), pós graduado em
História, faz parte do quadro de Ministros da ALIANÇA das Igrejas Evangélicas
Congregacionais do Brasil, e do corpo de liderança da