Barreiras
É considerada uma corrida de velocidade com obstáculos, os quais devem ser passado com segurança e rapidez com passadas regulares e sem diminuição de ritmo. Por isso, é essencial ter força de vontade e coragem; executar com rapidez e
coordenação
a
passagem das barreiras; e dosear o esforço e o ritmo da corrida.
É uma modalidade olímpica de atletismo que consiste na disputa
Olímpico desde:
1896
Desporto:
Atletismo
Praticado por:
Homens e mulheres
Record mundial
vários
Dayron Robles
Cuba
12.87s[1]
2008, Ostrava
obstáculos ao longo do percurso.
Campeão Olímpico
A prova é disputada por homens e
Pequim 2008
de uma corrida nessa distância com a
presença
de
mulheres. Esta prova também faz parte do decatlo.
D. Robles
Cuba
Campeão do Mundo
Osaca, 2007
O percurso de 110 metros é
Liu X.
China
disputado numa linha recta e contém 10 barreiras com 110 cm de altura. Os obstáculos são desenhados de forma a caírem para a frente, para não provocarem lesões se derrubados pelo atleta. A primeira barreira é colocada a 13,72 m (15 jardas) da linha de partida.
As restantes 9 são dispostas em intervalos de 9,14 m (10 jardas). O percurso final até à meta é livre de barreiras e mede 14,1 metros.
Os atletas não são desqualificados se derrubarem as barreiras, a menos que o façam de propósito.A forma mais correta de praticar corrida de barreiras: A corrida de barreiras, nas distâncias de 60 m, 80m ou 110, é considerada uma corrida de velocidade com obstáculos, os quais devem ser passado com segurança e rapidez com passadas regulares e sem diminuição de ritmo. Por isso, é essencial ter força de vontade e coragem; executar com rapidez e coordenação a passagem das barreiras; e dosear o esforço e o ritmo da corrida. A corrida de barreiras é constituída por 5 fases distintas:
1.Partida e aproximação á 1º barreira - Componentes criticas: Até á