fichamento de didatica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
MARIALICE DE ANDRADE COSTA
FICHAMENTO:
A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR
Fichamento apresentado no curso de Matemática da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Didática no 1º período, sob a orientação do professa Solange Passos.
Paripiranga
Outubro de 2013
REFERÊNCIA:
Alves,Rubem,1933- A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir / Rubem Alves. –Campinas, SP: Papirus,2001
RESUMO:
Ao visitar a Escola da Ponte no ano de 2000, em Portugal, o autor Rubem Alves se deparou com a escola de que ele sempre sonhou, ou seja, diferente das escolas tradicionais. A escola que iria realizar todos os seus desejos, uma escola onde as crianças são felizes, onde a aprendizagem é significativa. La através do trabalho em conjunto as crianças se tornam solidarias e com ideias próprias. Encontrando assim muita divergência com o ensino tradicional.
Em crônicas publicadas no correio no ano de 2000, o autor relatou como foi sua visita, as experiências que lá passou. A escola está sempre com as portas abertas para receber visitas e quem quiser conhecer o belíssimo trabalho realizado com as crianças, onde não a separação de turmas, não a aulas, não a atividades elaboradas por nenhum professor, o professor está ali apenas como um orientador, dizendo a eles onde e como pesquisar. Uma das formas de pesquisa mais utilizadas por lá é pela internet. O método de avaliação é elaborado pelas próprias crianças, a partir daí, elas mesmo se auto avaliam, podendo assim então saber se estão aprendendo bem ou não.
Parte 1
O pássaro no ombro de Koan
“Como diz Rubem Alves, “mais sucesso na transformação do corpo infantil brincante no corpo adulto produtor” (p. 26).”
“É preciso ser diferente para ver diferente. Mas, e o “Ser”? Ele é feito de quê? “Os limites da minha imagem