fichamento didatica fundamental
Os objetivos são pontos de partida, as premissas gerais do processo pedagógico. Representam exigências da sociedade em relação à escola, ao ensino, aos alunos e, ao mesmo tempo, refletem as opções politicas e pedagógicas dos agentes educativos em face das contradições sociais existentes na sociedade. ( pág. 122).
Ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere a valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias. (pág. 123).
Na sociedade de classes, como é a brasileira, os objetivos da educação nacional nem sempre vão expressar os interesses majoritários da população, mas, certamente, podem incorporar aspirações e expectativas decorrentes das reivindicações populares. É preciso que o professor forme uma atitude critica em relação a esses objetivos, de forma a identificar os que convergem para a efetiva democratização escolar e os que a cerceiam. ( pág. 123).
Isto indica que não se trata simplesmente de copiar os objetivos e conteúdos previstos no programa oficial, mas de reavaliá-los em função de objetivos sócio–políticos que expressem os interesses do povo, das condições locais da escola , da problemática social vivida pelos alunos, das peculiaridades sócios – culturais e individuais dos alunos.(pág. 123)
O primeiro objetivo é colocar a educação escolar no conjunto das lutas pela democratização da sociedade, que consiste na conquista, pelo conjunto da população, das condições materiais, sociais, politicas e culturais através das quais se assegura a ativa participação de todos na direção da sociedade.(pág. 124).
O segundo objetivo consiste em garantir a todas as crianças, sem nenhuma discriminação de classe social, cor, religião ou sexo, uma sólida preparação cultural e científica, através