S NTESE DO TEXTO
PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
CURSO DE PEDAGOGIA
SÍNTESE DOS TEXTOS: AS LINGUAGENS DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E O SAGRADO E A TECNOLOGIA
Goiânia
2015
Monik Goulart Barbosa
SÍNTESE DOS TEXTOS: AS LINGUAGENS DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E O SAGRADO E A TECNOLOGIA
Síntese elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina Teologia e Formação de Professores do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação da professora Ms. Joanna D’arc de Souza.
Goiânia
2015
SÍNTESE DO TEXTO: “AS LINGUAGENS DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA”
HAROLDO REIMER
IVONI REIMER
Na contemporaneidade, a linguagem é uma alternativa de explicação da nossa relação com a realidade enquanto relação de significação. A linguagem da experiência religiosa visa expressar a experiência da fé. Ela é testemunho de fé que aborda o que é vivenciado e considerado verdadeiro para alguns grupos, culturas e religiões. Essas formas pretendem dar sentido à vida humana.
Há quatro formas específicas da linguagem religiosa, são elas:
OS SÍMBOLOS:
É a união e duas coisas separadas que se completam, também é considerado como sendo a linguagem primária da experiência religiosa, é a possiblidade de se ver o que não poderia ser visto, assim se conclui que o símbolo é polissêmico e complexo. Ou seja, Símbolos são representações de significados atribuídos ou intuídos que vão além daqueles inerentes as formas que os expressam. Exemplificando isso os autores nos fala sobre a cruz, mostrando que era o símbolo de pena de morte na idade romana e já no cristianismo significa outra coisa: a vitória de Deus contra a morte, ou seja, a ressurreição.
OS MITOS:
Estes tem o sentido de uma “lembrança”, “pensamento”. Trata-se de uma forma de comunicar um pensamento que reflete uma verdade. Na linguagem religiosa o mito tem uma lógica de dizer ao mundo e expressa como o seu humano se