S Ntese Do Texto O Papel Do Trabalho Na Transforma O Do Macaco Em Homem
Universidade Estadual de Feira de Santana
Disciplina: Analise Filosófica da Educação Física, esporte e lazer.
Aluno: Patrick de Souza Silva
Professor: Elson Moura Dias Junior
Curso: Licenciatura em educação física.
Data de entrega: 07/10/2014
Feira de Santana-Ba-2014
Referência do texto
Autor: Friedrich Engels.
Texto: O papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
Ano: (ENGELS, 1977.)
Objetivo do texto:
O trabalho é a condição básica e fundamental de toda vida humana, é nessa linha de raciocínio que Engels mostra como o homem evoluiu do macaco a partir do trabalho, desse trabalho o homem foi criando certos tipos de habilidades que possibilitaram o raciocínio podendo assim transformar a natureza, para que ele pudesse se beneficiar. Nessa linha de raciocínio é correto afirma que foi o trabalho que constituiu o homem por completo.
Justificativa:
A justificativa do texto é para quebrar esse paradigma de dizer que o trabalho é a fonte de toda a riqueza, porém o trabalho é muito mais do que isso. É a condição fundamental da vida humana afirma Engels. Nisso, parte a necessidade de explicar a partir do texto quão o trabalho foi fundamental para que o homem atingisse seu ápice intelectual.
Métodos e estrutura do texto:
A ideia de que foi o trabalho como papel determinante no desenvolvimento do macaco ao homem, Engels parte da teoria da evolução de Darwin, com o uso da mão parte uma adaptação, o uso dessa mão através do trabalho, a mão é o órgão do trabalho e produto dele. O uso da mão possibilitou as modificações no restante do corpo.
A natureza começa a ser dominada com o desenvolvimento dessa mão para o trabalho. Após desenvolver da mão pelo trabalho, ao multiplicar os casos de ajuda mútua de atividade conjunta, e ao mostrar assim as vantagens dessa atividade conjunta para cada indivíduo foi se criando a necessidade de se comunicarem,