Resenha Did tica do Ensino Superior
Nome do aluno: Ricardo Vasconcelos Pinheiro
Curso: Curso de Gestão e Docência do Ensino Superior
Orientador e prf° da disciplina: Prof. Me. Joel Pantoja da Silva
Disciplina: Didática do Ensino Superior
CAPÍTULO 03 - Didática: Teoria da Instrução e do Ensino
Graduou - se em Filosofia na PUC, em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente; Em seu livro “Democratização da Escola Pública – A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos”, Libâneo defendeu um modelo de escola mais concentrada nas classes sociais menos favorecidas.
Segundo Libâneo a Didática estuda o processo de ensino por meio dos seus componentes (os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem) para, com o embasamento na teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. A Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem.
Na medida em que o ensino viabiliza as tarefas da instrução, ele contém a instrução. Podemos, assim, delimitar como objetivo da didática o processo de ensino que, considerando no seu conjunto, inclui: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.
Nós sabemos que no Brasil, nos últimos anos diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática e nesse estudo observam-se suas relações com as tendências pedagógicas, destaca-se neste parágrafo a pedagogia tradicional a pedagogia renovada e a pedagogia Crítico – Social dos Conteúdos, na pedagogia tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino, nessa pedagogia tradicional os alunos tem que decorar a tabuada, questionários para as provas sem contar em vários exercícios